Aplicação de RH
Vimos que o processo de provisão cuida de obter as pessoas e selecioná-las. O passo seguinte será sua aplicação como força de trabalho dentro da organização. Isto significa que as pessoas deverão ser integradas a organização, posicionadas em seus cargos e avaliadas quanto a seu desempenho.
Antes de aplicar as pessoas aos seus cargos as organizações procuram integrá-las em seu contexto através de um programa de integração onde serão familiarizadas com a linguagem da organização, com os usos e costumes internos ( cultura organizacional) , estrutura da organização, principais produtos/serviços, a missão, objetivos organizacionais, valores, políticas, regulamentos internos, procedimentos de segurança, plano de benefícios , apresentação aos colegas e superiores e deveres dos cargos.
Conceito de Cargo :
Baseia-se em algumas noções de tarefa, atribuição e de função :
Tarefa: refere-se a toda atividade individualizada e executada por um ocupante de cargo. Geralmente e a atividade atribuída a cargos simples e repetitivos como os de horistas e operários.
Atribuição: refere-se a toda atividade individualizada e executada por um ocupante de cargo. Geralmente envolvem atividades mais diferenciadas como os de mensalistas.
Função: refere-se a um conjunto de tarefas ( cargos horistas ) ou de atribuições ( mensalistas ) exercidos de maneira sistemática por um ocupante de cargo. Para que se constitua uma função e necessário que haja reiteração em seu desempenho.
Cargo: refere-se a um conjunto de funções com uma posição definida na estrutura organizacional. Assim posicionar um cargo no organograma significa estabelecer 4 condições :
Seu nível hierárquico;
A área ou departamento onde esta localizado;
Supervisão ( a quem se reporta )
Relações laterais do cargo com outros cargos e cargos sobre os quais exerce autoridade.
Todo cargo possui um ou mais ocupantes.
Descrição de Cargos:
E o processo