APLICAÇÃO DE BUNDLES NO CONTROLE DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UTI ADULTO
OBJETIVOS: Reduzir a densidade de incidência de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) na UTI Adulto.
METODOLOGIA: Foram definidas as cinco medidas de composição dos bundles, baseadas no projeto Protecting 5 million lives. Foram definidos os critérios de adequação, inadequação e inaplicação. As informações foram coletadas diariamente, com início em julho de 2011, de cada paciente em Ventilação Mecânica, durante a visita da CCIH ao setor. Os dados foram distribuídos em percentuais, e comparados à densidade de incidência da PAV mensalmente, gerando discussão e aprimoramento dos processos.
Percentual de Adesão aos Bundles por modalidade / ano - UTI Adulto 2011 a 2013
RESULTADOS: Houve redução da densidade de incidência de PAV, bastante notável após 06 meses do início das medidas (período de aprendizado tanto da aplicação das medidas, quanto da mensuração da adesão), com oscilações observáveis em períodos de menor adesão. Na média anual, houve redução da densidade de incidência para níveis aceitáveis, abaixo do percentil 50 do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE) de 2011.
Densidade de Incidência de PAV (DI VM) x Taxa de Adequação aos Bundles - UTI Adulto 2012-2013
Densidade de Incidência (DI) de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (x 1000 Ventiladores Mecânicos - dia) X Taxa de Utilização de Ventilador Mecânico (TxVM) – UTI Adulto – 2010 a 2012
CONCLUSÃO: A aplicação das medidas de prevenção de PAV é eficiente na redução dos índices dessa infecção relacionada à assistência à saúde, devendo ser encorajada e aprimorada continuamente nos serviços que dispõem desse recurso.