Aplicação das teorias administrativas
Não percebemos que nascemos em maternidades, somos educados em escolas, nas universidades damos continuidade a essa educação, nossos alimentos são produzidos em fazendas, cooperativas agrícolas, residências são erguidas por empresas de construção, somos sepultados por uma empresa funerária. São diversa organizações com características comuns.
As organizações são entidades sociais que são dirigidas para atingir as metas propostas pelo seus donos, é um sistema de atividade estruturada e coordenada. A estrutura organizacional da empresa é composta por pessoas, elas interagem para realizar funções essências que auxiliam no alcance das metas.
A maioria das novas organizações tem implementado um novo conceito em relação aos funcionários, esse novo conceito seria de dar aos funcionários maiores oportunidades de aprender e contribuir à medida que trabalham juntos. Os administradores estruturam e coordenam os recursos da empresa para alcançar o propósito da organização, e embora o trabalho pudesse ser dividido para várias pessoas e departamentos, a maioria das organizações atuais estão se esforçando para obter maior coordenação das atividades relacionadas com o trabalho, utilizando equipes de funcionários de diferentes departamentos para trabalharem juntos em projetos. A junção dos departamentos e a organização tornam-se mais flexíveis à medida que as empresas enfrentam a necessidade de responder as mudanças do ambiente externo com maior rapidez e com a necessidade de responder as exigências dos clientes com agilidade.
Até o final do século XIX existia poucas organizações de algum porte ou importância. A Revolução Industrial e o desenvolvimento de grandes organizações transformaram toda a sociedade, e pouco a pouco as organizações se tornaram centrais à vida das pessoas e hoje exercem uma enorme influencia em nossa sociedade.
As organizações produzem mercadoria e serviços que os clientes desejam a preços competitivos, as empresas procuram