Evidências de aplicação das teorias da administração: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de médio porte.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS
2012
EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE MÉDIO PORTE.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação das disciplinas do 2° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista
Orientador: Prof°. Pedro Mahfuz Junior.
SANTOS
2012
1. INTRODUÇÃO
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações.
Ele deve planejar, organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas, além de traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas - rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras. Seu papel é fundamental nas situações de crise, pois cabe a ele definir onde investir o dinheiro e como equilibrar a saúde financeira e produtiva da empresa.
Neste artigo buscou-se realizar pesquisa bibliográfica sobre as teorias da Administração e estudo de caso. Os resultados da pesquisa aplicada encontram-se no capítulo Estudo de caso.
2. Revisão Conceitual
Conforme Chiavenato (2011), o primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study). Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho