historia da arquitetura
Uma das premissas de Alvar Aalto foi usar o cenário natural como ponto de partida e combinou materiais dando um ar de moderno, concedendo à natureza. A residência está situada no topo de uma colina, numa floresta de pinheiros.
A planta baixa tem o formato em “L” e é constituído pelo grande espaço quadrado da sala de estar, que se encontra em ângulo com a ala que contém uma sala de jantar,ambos encontram-se ao lado de um pátio com jardim coberto que se prolonga em direção ao norte, conectando a casa com a sauna e piscina.
A área social é revestida de tábuas de madeira que contrastam com os espaços privados pintados de brancos.
Aalto decide situar o acesso no sul, de encontro com a sala de estar, fazendo isso através de uma marquise que se estende para frente.
Ao entrar na casa, um muro de curvatura assimétrica, define os dois movimentos possíveis, em direção a sala de estar ou em direção à cozinha.
Entre a sala de estar, a sala de jantar e o acesso, encontra-se uma importante escada (um clássico das obras de Aalto), que leva para o pavimento superior, onde estão os dormitórios orientados para o sul, uma sala de estar íntima e uns terraços direcionados a sul e a norte.
Por trás da sala de estar se estende uma escada mais estreita que conecta este espaço com o estúdio de Maire Gullichsen.