Aplicação da Kinesio na subluxação de ombro em pacientes portadores de acidente vascular cerebral crônico
EM PACIENTES PORTADORES DE ACIDENTE VASCULAR
CEREBRAL CRÔNICO
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo comprovar a eficácia da aplicação da
Kinesio® Taping na subluxação de ombro em pacientes portadores de Acidente Vascular
Cerebral e as consequentes melhoras na simetria do ombro e a projeção corporal do centro de gravidade. Participaram do estudo três sujeitos com subluxação de ombro. Porém, apenas dois sujeitos cumpriram todo o protocolo da pesquisa. Foram submetidos a uma avaliação inicial da subluxação de ombro através de exames físicos e pelo programa de Biofotogrametria. Os três sujeitos receberam a aplicação da Kinesio® Taping no ombro, três tipos de aplicação foram realizadas, uma aplicação em “Y” e duas em “I”. O tratamento teve duração de 15 dias e após três aplicações os sujeitos foram reavaliados. Os resultados obtidos mostraram uma diminuição da subluxação de ombro, em média, de 4,13cm. Melhora do alinhamento horizontal dos acrômios, em média, de 9,05°. Quanto à simetria horizontal em graus da escápula em relação à T3, foi obtido em média, 44,2° de melhora. Considerando o plano frontal, a projeção do centro de gravidade encontrava-se em -26,5% e, ao final, estava em
15,8%. O sujeito (C) iniciou-se com 61,7% e ao final 17,1%. Conclui-se que A Kinesio®
Taping contribui para diminuição da subluxação de ombro, além de promover uma melhor simetria corporal e uma melhor projeção do centro de gravidade. Podendo ser utilizada de forma isolada ou em conjunto com outro tipo de tratamento fisioterapêutico.
Palavras-chaves:
Kinesio Taping. Acidente Cerebrovascular. Subluxação. Ombro.
Biofotogrametria computadorizada. Fisioterapia.
Citações: Virginia LSM, Maryane LPM. Aplicação da Kinesio® Taping na subluxação de ombro em pacientes portadores de acidente vascular cerebral crônico.
ABSTRACT: This article aims to demonstrate the effectiveness of the application of
Kinesio®