Bacharel
Avaliação do grau da espasticidade dos músculos: rotadores internos e externos, adutores e abdutores, flexores e extensores de ombro através da Escala de Espasticidade de Ashworth Modificada, pois a espasticidade é um importante fator para o surgimento da subluxação de ombro (SILVA, KNABBEN 2009).
A movimentação passiva também deve ser realizada para identificar a presença da subluxação, bem como presença de dor durante a movimento, característica comum em pacientes hemiplegicos(SILVA, KNABBEN 2009).
Para uma avaliação fidedigna e com parâmetros, a Biofotogrametria Computadorizada é um recurso que pode ser usado para diagnósticos e avaliação funcional pelos fisioterapeutas, em diferentes áreas, vários estudos já foram demonstrados a sua validade. A Biofotogrametria Computadorizada foi desenvolvida pela aplicação dos princípios fotogramétricos às imagens fotográficas obtidas em movimentos corporais. A essas imagens foram aplicadas bases de fotointerpretação, gerando uma nova ferramenta de estudo da cinemática (MATOS et al 2013).
Kinesio Taping
O tratamento da subluxação deve ter como objetivo restaurar o mecanismo de travamento do ombro corrigindo a posição da escápula e da fossa glenóide, estimular a atividade ou o tônus nos músculos que estabilizam a articulação do ombro e manter uma amplitude de movimento passiva completa sem dor e sem trauma na articulação e estruturas ao redor.
São várias as técnicas utilizadas no tratamento para subluxação de ombro em pacientes hemiplégicos ou hemiparéticos, algumas se baseiam na cinesioterapia, alguns autores citam o uso de técnicas como Kabat, Bobath, hidroterapia, corrente russa, corrente farádica, FES, tipóias e órteses externas usadas para prevenir e tratar a subluxação.
Além destas técnicas faz-se necessário usar algum outro instrumento que consiga manter a ação dos exercícios por maior tempo. Esta manutenção pode ser conseguida pela Kinesio Taping,