Aplicação CEP
Estatística Aplicada a Engenharia de Produção
Nomes: Júlia Kich e Rafaela Monteiro
Resumo do estudo de caso “Uma aplicação do CEP”
Este estudo de caso foi baseado na aplicação do CEP para melhorar a qualidade e a produtividade em uma operação de revestimento de cobre em uma fábrica de placas de circuito impresso. Tinham como principais problemas, cobre quebradiço e porosidade no cobre e um longo tempo de circulação pelo processo, assim, acabou-se gerando como consequência de atrasos no trabalho, sendo um dos principais responsáveis pela baixa conformidade com o esquema de produção da fábrica.
Para solucionar o problema, formou-se uma equipe de melhoria. Formada por um operador do tanque de revestimento, o engenheiro de produção, e o engenheiro de qualidade. Decidiram focar inicialmente na redução do tempo de circulação através do processo. Com base na experiência do operador, determinaram que o excesso de tempo gasto no controlador que regulava a concentração de cobre no tanque de revestimento era o principal fator no excessivo tempo de circulação, pois o tempo perdido no controlador refletia na perda de produção.
Então, decidiram usar uma Análise de causa-e-efeito para isolar as causas potenciais do desperdício de tempo. A equipe identificou, 11 principais causas potenciais do desperdício de tempo. A equipe examinou o livro de apontamentos do equipamento para fazer um diagnóstico mais definitivo das causas do tempo gasto, mas o livro continha pouca informação útil. Optaram por coletar dados válidos sobre as causas do tempo gasto no controlador através da Folha de controle.
Os dados da folha de controle deveriam ser coletados no período de 4 a 6 semanas. À medida que foram coletados dados mais confiáveis, a equipe pôde analisá-los usando outras técnicas do CEP. Foi possível notar que a variação da concentração é a principal causa do gasto de tempo. Concluíram, que até 50% do tempo associado a falhas do controlador