Aplica o Financeira
O sistema financeiro proporciona várias formas de ganhos extras, desde que se tenha um capital a ser movimentado. Algumas opções são bem simples e estão ao alcance de todos, a poupança é um desses produtos que gera rendimentos mensais, por ser de fácil acesso e que não tem um prazo predeterminado de aplicação, paga juros baixos, pois o aplicador pode retirar o dinheiro a qualquer momento, sem nenhuma burocracia. Existem algumas aplicações que pagam taxas de juros mais compensatórias, os títulos de capitalização proporcionam aos clientes uma melhor rentabilidade.
Como funciona um titulo de capitalização?
Funciona como um título de crédito comercializado por entidades financeiras autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Possuem carências pré-determinadas, o portador do título aplica mensalmente uma quantia fixa e, ao longo do período, concorre a prêmios em dinheiro através de sorteios; alguns planos asseguram o cliente, repassando à família um determinado valor caso ele venha a falecer. Sendo ou não sorteado, ao final do período receberá o dinheiro aplicado, acrescido dos juros do rendimento, se ele resolver retirar o dinheiro antes do prazo, possivelmente uma parte do montante será descontada.
Para calcular o montante de uma aplicação programada (títulos de capitalização, fundos de investimento), sendo os depósitos mensais com valores fixos, taxas mensais fixas e número de meses previstos, utilizamos as seguintes expressões:
Considerando que o resgate seja efetuado 30 dias após o último depósito.
Considerando que o resgate aconteça imediatamente após o último depósito.
Onde: i: taxa (deve ser dividida por 100)
P: valor do depósito
M: montante final n: período da capitalização
Obs.: Para o desenvolvimento das expressões acima explicitadas precisaremos do auxílio de uma calculadora científica.
Exemplos
Investindo mensalmente o valor de R$ 150,00 em um título de capitalização que paga juros de 1% ao mês, qual o valor a ser