Aplica Es E Servi Os De Rede
INTRODUÇÃO
As redes tecnológicas vieram para ficar, no mundo moderno é impossível não estar rodeado delas. A teoria, para melhor entendimento do assunto, se faz necessária, pois somente assim a prática será aproveitada com mais clareza.
Para isso, uma visão sobre as aplicações que utilizamos no nosso cotidiano e como são processadas serão abordadas neste trabalho, em como suas funções na rede.
1. Conceito de Aplicação
A camada de aplicação é um termo utilizado em redes de computadores para designar a sétima camada do modelo OSI. É responsável por prover serviços para aplicações de modo a separar a existência de comunicação em rede entre processos de diferentes computadores. Também é a camada número cinco do modelo TCP/IP (quatro do modelo antigo) que engloba também as camadas de apresentação e sessão no modelo OSI. É implementada simplesmente por software. Sua principal funcionalidade é padronizar a forma com que os programas consigam conversar entre si, definindo regras que devem ser obedecidas por todos os softwares que implementem tal serviço.
1.2 A Comunicação entre os Processos
Na Internet, as aplicações devem "conversar" entre si, ou seja, o que o usuário deseja deve ser entendido pela outra máquina e respondido. Essa comunicação é feita entre os processos, através da troca de mensagens. O remetente cria mensagens com seus pedidos ao destinatário, que recebe e gera as suas mensagens para responder (ou não) a solicitação.
Por exemplo, numa comunicação Web, o cliente solicita uma página da Internet, através de um determinado tipo de mensagem (no caso, uma requisição HTTP). O servidor recebe a requisição, e envia uma mensagem com a página para o cliente (através de uma resposta HTTP). Porém, se ocorre um erro, o servidor envia mensagens dizendo ao cliente que ouve algum erro.
Geralmente, a comunicação consiste em pares de processos, onde um processo em cada lado envia mensagens para