Aplica Es Da Fibra Tica
Introdução/ O que é?
Sua origem?
Como funciona?
As suas vantagens
As suas desvantagens
Processo de construção
Aplicações
Tipos de fibra
Reflexão da luz
Net-grafia
Introdução
Neste trabalho vamos mostrar as características, as funcionalidades e as aplicações das fibras óticas.
A fibra ótica é um meio de transmissão composto por um filamento de vidro ou de materiais poliédricos, com capacidade de transmitir luz.
O que é?
A fibra ótica é um pedaço de vidro ou de matérias polimédricos com a capacidade de transmitir luz. Possui uma estrutura simples, composta por uma capa protetora. A tecnologia tem conquistado o mundo sendo utilizada nas telecomunicações e exames médicos
Sua origem?
A fibra ótica foi inventada pelo Nariender Singh Kanpany em 1956. As fibras óticas são usadas em grande escala mundial, e em Portugal a velocidade máxima possível por agora é de apenas 200 Mbps
Como funciona?
Para percebermos o funcionamento da fibra ótica, é preciso entender o conceito básico da refração da luz.
A transmissão da luz pela fibra segue apenas um único princípio independentemente do material usado ou da aplicação, exemplo:
É lançado um raio de luz numa extremidade da fibra, e pelas características óticas do meio, esse raio percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento.
É no núcleo que ocorre a transmissão da luz propriamente dita, esta transmissão dentro da fibra é possível graças a uma diferença que existe entre o revestimento e o núcleo. As fibras óticas são utilizadas como meio de transporte de ondas eletromagnéticas.
As suas vantagens
As fibras óticas, devidas as suas características, apresentam algumas vantagens em relação aos suportes físicos de transmissão convencionais, tais como o par trançado e o cabo coaxial. São as seguintes:
Perdas de transmissão baixa e banda passante grande
Pequeno tamanho e peso
Imunidade a interferências
Isolação