APLF 0.1 Rendimento no Aquecimento 10ºAno
1156 palavras
5 páginas
APLF 0.1 – Rendimento no AquecimentoGrupo G
Frederico Silva nº9
Guilherme Andrade nº11
Gonçalo Carvalho nº10
14/02/2014
Introdução
Na elaboração deste trabalho, foi-nos proposto o aquecimento de uma determinada massa de água (400g) com o seguinte objetivo: minimização de perdas de calor. Cada procedimento deveria ser constituído por apenas dois ensaios, mas no nosso caso foram realizados 3, facto justificado pela anulação do primeiro ensaio. Todos os ensaios decorreram num tempo máximo estipulado de aquecimento de 5 min, de forma a permitir que a massa de água atingisse os 70-75ºC, com leitura de temperaturas efetuadas a cada 0,15 min.
Para a realização desta atividade laboratorial, recorreu-se a um disco elétrico com potencia de 600W, para promover o aquecimento da água.
Para a realização da aula prática foi preciso ter noção e perceber os seguintes conceitos:
- Calor, temperatura e energia interna;
- Potência fornecida ( P=UI );
- Energia fornecida (Eforn= PΔt );
- Rendimento (Ƞ = x 100 ).
O material ulitilizado: - disco de aquecimento; - termómetro; - balança; - recipiente; - isolador; - água.
Conceitos Teóricos:
- Calor: é a nomenclatura atribuída à energia sendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema a outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas.
- Energia interna: é o conteúdo total em energia de um sistema termodinâmico. No senso comum energia interna e calor são geralmente confundidos, mas é bom saber que os dois constituem-se por definições bem distintas, definições que implicam o facto de se poder dizer sem erro que um sistema qualquer possui energia interna e também o facto de jamais se poder dizer que um sistema possui calor.