APII Antropologia
301 palavras
2 páginas
A Antropologia tem como ferramentas para a aplicação do estudo em ciência social as teorias antropológicas cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras porque elas servem de baliza para aqueles que desejam estudar e compreender o homem e suas obras através dos tempos. Conhecer a cultura dos povos é compreender e aceitar as diferença, compreender e aceitar que não existe cultura melhor ou pior, mais desenvolvida ou menos desenvolvida, mas sim que existem apenas cultura, e, isso nos é demonstrado através do estudo das diversas teorias antropológicas.
A Antropologia auxilia a disciplina das ciências Sociais na medida em que ajuda o pesquisado a desnaturalizar os fatos sociais deixarem de ver o mundo ou seu objeto de estudo com um olhar do senso comum (Preceituoso, cheio de afeto, cheio de rancor etc.).
A teoria do “Evolucionismo” teve fundamental importância para que a Antropologia fosse reconhecida como ciência, juntamente com o “Difusionismo”, teoria que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro.
A contribuição do “Funcionalismo” foi de fundamental importância para a Antropologia e contribuiu significativamente para essa ciência, pois que inovou o campo de interpretação antropológica, uma vez que focava não mais as origens históricas do estudo da cultura; mas sim seu contexto em dado momento com a lógica do sistema focalizado.
Por fim, o “Estruturalismo”, a mais recente escola em orientação teórica em Antropologia, adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas.
Concluindo que, essas teorias são ferramentas que são utilizadas pelos antropólogos estudiosos do “Homem e suas obras”, ajudando de forma muito significativa na realização de seus estudos e trabalho.
O antropólogo deve tornar o que é familiar exótico e o que é exótico familiar, somente assim a antropologia irá colaborar com as ciências sociais.