Manual Pr Tico Para Iniciantes Em IRPF 3
Elaborado Por Francisco Cestari Nascimento
Introdução
O Objetivo desse Manual é ajudar os Graduando em Ciências Contábeis do quarto semestre da UNOPAR – Polo Cachoeiro de Itapemirim no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda e orientar quanto aos diversos cruzamentos de informações criados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil –RFB.
Os principais cruzamentos serão com a DMED, DIRF e outras, que são todas interligadas a fim de levarem os detalhes necessários ao Fisco.
Também serão apresentadas as principais fichas da declaração e uma seleção de Perguntas e Respostas que esclarecerão as múltiplas dúvidas diárias dos contribuintes.
Acesso ao Programa
Para ter acesso ao programa do IRPF é necessário fazer o download do programa (IRPF 2015 (rendimentos recebidos em 2014)) no site da receita federal (WWW.receita.fazenda.gov.br).
Após o download será necessário instalar o programa em seu computador.
Você poderá importar os dados do IRPF 2014, evitando assim retrabalho de digitação. Se optar por Importar os dados do IRPF 2014 basta localizar o arquivo txt.
- Declaração de Ajuste Anual do IRPF: É o nome completo da declaração do Imposto de Renda. Trata-se do instrumento entregue, pela pessoa física, à Receita Federal do Brasil.
Você poderá Criar uma Nova Declaração ou Importar os Dados do IRPF 2014.
Caso opte em criar uma Nova Declaração essa será a tela que aparecerá.
Identificação do Contribuinte
Nesta tela será preenchido os dados pessoais do contribuinte, lembrando que não é obrigatório o Número do recibo da última declaração entregue do exercício de 2014.
- Contribuinte: É o sujeito passivo de uma obrigação tributária. Em termos comuns, é aquele que deve, por previsão legal, pagar tributos ao Fisco.
Dependentes
Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica
Essa tela deverá ser preenchida de acordo com o comprovante de rendimentos pagos e de retenção