Alexandria
Trabalho elaborado pelas Alunas:
Agnes Moraes, Júlia Fleck, Déborah Barbosa e
Mirella Trapp
Para a Disciplina de
História dos Registros Humanos
Orientadora: Ana Celina
A BIBLIOTECA DE
ALEXANDRIA
Localização e História
A biblioteca estava localizada na cidade de Alexandria, no Egito Antigo. Cidade esta fundada por Alexandre, criada em 331 a.C., no oeste do delta do Nilo além de junto ao lago Mareótis, tendo seu porto no Mar Mediterrânio, era obra do arquiteto Deinócrates de Rodes.
Após a morte de Alexandre “ O grande”, quem assumiu o governo foi Ptolomeu I, fazendo de Alexandria a Capital em 320
a.C.
Queria que a cidade fosse principalmente um centro de esclarecimento. Demétrio de Falero (ex- governante de Atenas, exilado) aconselhou o rei (Ptolommeu I) a adquirir e ler livros sobre a monarquia, porque o que os amigos não se atrevem a dizer aos reis está escrito nos livros, e em determinado momento convenceu o rei a construir um prédio, dedicado às musas, com o nome de museu, Logo o museu contou com uma incrível biblioteca.
Ptolomeu I solicitou aos atenienses os papiros com as cópias oficiais das obras de Esquilo, Sófocles e Eurípedes em troca de dinheiro. Depois de transcritos, acreditava-se, seriam devolvidos, mas só as cópias voltaram para Atenas.
Ptolomeu I encarregou-se, assessorado por Demétrio de
Falero, de nutrir a doação de livros para o museu, embora
Ptolomeu II tenha consolidado e prestigiado o centro, sendo que a ideia de uma biblioteca universal parece ter tomado forma durante o reinado de Ptolomeu II.
Já no reinado de Ptolomeu III, reza a lenda, que livros que eram encontrados em poder de embarcações estrangeiras eram confiscados e copias na biblioteca, as cópias eram feitas por escribas oficiais, os manuscritos originais eram arquivados na biblioteca e as cópias entregues aos donos.
Durante este reinado, a biblioteca teve que fundar uma filial.
Diretores
• O primeiro diretor da biblioteca foi