apartheid
Curso Projeto de TCC O Apartheid Hoje:
O que sobreviveu e não mudou na África do sul
Tamiris Silva Nascimento
2014
Justificativa
A África do Sul é um dos países da África mais desenvolvidos e também com muitos problemas sociais. Há exatos 20 anos acabou o regime social e econômico separando raças, cores e descendências (segregação racial). Atualmente ainda existe um forte sentimento de injustiça e preconceito entre eles. O tema deste projeto foi escolhido por ser atual e antigo ao mesmo tempo podendo assim comparar feitos e progressos de acordo com a minha hipótese, foi motivado pelo intercâmbio que realizei para África do Sul na Cidade do Cabo onde observei o tamanho do problema social que esse país ainda carrega herdado do Apartheid e a desigualdade entre brancos e negros que é nítido.
Referencial Teórico
O apartheid foi um movimento de segregação racial onde negava aos negros os seus direitos sociais, econômicos e políticos e locais para entrar e freqüentar na África do sul, embora o apartheid tenha se iniciado desde o século XVII quando foi colonizado pelos ingleses e pelos holandeses o termo foi oficialmente usado em 1948.
Na sua época colonial a África do Sul possuía muitos grupos de povoamento e um dos mais difíceis de combater, porém no final conseguiram derrotar foram os Xhosas e os Zulus, que mantinham uma grande parte de seu povo como guerreiros para defender seu território. Os ingleses derrotaram todos esses grupos e se instalaram na costa da África do Sul depois foram adentrando, esses holandeses eram conhecidos como Bôeres, logo veio à Inglaterra conquistando o que os bôeres haviam conquistado deixando os apenas com uma pequena parcela dos territórios.
Na primeira guerra em 1880 os bôeres resistiram com sucesso nas primeiras tentativas dos britânicos de conquistar seus territórios, porém na segunda guerra em 1899, os britânicos voltaram