Aparelhos de Medição Elétricas
CLOVES GREGORIO CHAVES FILHO
GUILHERME JOSÉ SERAFIM TEIXEIRA
ATIVIDADE ESTRUTURADA 1
Instrumentos de Medições Elétricas
Rio de Janeiro
2014
CLOVES GREGORIO CHAVES FILHO
GUILHERME JOSÉ SERAFIM TEIXEIRA
ATIVIDADE ESTRUTURADA 1
Instrumentos de Medições Elétricas
Atividade estruturada, apresentado a Universidade Estácio de Sá, Turma 3001.
Rio de Janeiro, ____ de _____________ de _____.
Prof. Antonio Dickson
1. Introdução
A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações na sociedade. Por se tratar de uma ciência tão abrangente e necessária em tantas atividades humanas, a metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos de todas as medições que são realizadas nas mais diversas ciências e tecnologias.
Além da aplicação trivial da metrologia no estudo e padronização dos pesos e medidas e na implementação de sistemas de unidades (como é o caso do SI), a metrologia também encontra larga aplicação prática nos mais diversos processos de produção, situação em que visa garantir a qualidade de produtos e serviços por intermédio de ensaios destrutivos e não-destrutivos e da aferição de grandezas físicas com o uso de instrumentos de medição, além da própria calibração desses instrumentos, sejam eles analógicos ou digitais. Outra atividade que comumente se utiliza da metrologia é a indústria. Neste trabalho apresentaremos alguns aparelhos de medições Elétricas.
2. Conceitos Básicos
Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza e outra, de mesma espécie, tomada como unidade. Medidas elétricas só podem ser realizadas com a utilização de instrumentos medidores, que permitem a quantificação de grandezas cujo valor não poderia ser determinado através dos sentidos humanos.
Padrão é a grandeza que serve de