Margens de folha A4
Aparelho para realização de medidas de Tensão Elétrica de um circuito. Este pode ser por meio de ponteiro analógico ou digital e a unidade de Tensão Elétrica é Volt.
O voltímetro apresenta grande resistencia interna, para que não ocorra alterações no circuito que será medido. Ele indica a tensão entre seus terminais, como o amperímetro que indica a corrente entre eles.
Para saber a diferença de potencial entre dois pontos no circuito, precisa colocar o voltímetro em paralelo com o local dos dois pontos que se deseja medir. Tanto em corrente alternada ou contínua pode-se usar o voltímetro, dependendo é claro do modelo e da qualidade de cada aparelho.
Usando um multimetro como voltímetro, devemos ter alguns cuidados. Para medir tensão em corrente contínuadevemos ligar no pólo positivo da fonte, o pólo positivo do aparelho (V) e ligar no pólo negativo da fonte o pólo negativo do aparelho (COM).
Se for corrente alternada, é só fazer o mesmo procedimento, não tendo que preocupar com polaridade já que corrente alternada não tem polaridade.
• Amperímetro
Aparelho para realização de medidas de intensidade da Corrente Elétrica de um circuito. Como o voltímetro e a maioria dos aparelhos de medição, este pode ser digital ou analógico. Sua unidade de medida é o Ampere.
Para realizar a medição no circuito, é preciso abrir o circuito e ligar o amperímetro em série. Diferentemente do voltímetro, o amperímetro precisa ter a resistência muito baixa comparada com a do circuito para que seus resultados sejam precisos. Com este pode-se medir tanto em corrente contínua ou alternada, dependendo da qualidade do aparelho, apresenta várias escalas de ajuste para melhor precisão.
Em corrente contínua, precisa ligar o aparelho com o pólo positivo no ponto de entrada da corrente convencional para que o ponteiro se mova para a direita.
O amperimetro que vem nos multimetros não mede corrente alternada, só corrente contínua.
Se o amperímetro for ligado em paralelo como é