Aparelho reprodutor masculino
OBJETIVOS
• Descrever a localização, a estrutura e as funções dos órgãos do sistema genital masculino. • Descrever como são produzidos os espermatozóides. • Explicar os papéis dos hormônios na regulação das funções reprodutivas masculinas.
SISTEMA GENITAL MASCULINO
Os órgãos do sistema genital masculino são: os testículos(gônodas masculinas); um sistema de ductos ( epidídimo, ducto deferente, ductos ejaculatórios e uretra ); as glândulas sexuais acessórias (glândulas ou vesículas seminais, próstata e glândula bulbouretral ); e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis (figura 1.1). Os testículos produzem os espermatozóides e secretam hormônios. Os espermatozóides são transportados e armazenados, auxiliados a maturar e conduzidos ao exterior por um sistemas de ductos. O sêmem contém os espermatozóides, além das secreções fornecidas pelos testículos e pelas glândulas sexuais acessórias.
Escroto
O escroto (scrotum = saco) é uma bolsa que suporta os testículos; consiste em pele frouxa, fáscia superficial e pele lisa (figura 1.1). Internamente, ele está dividido, por um septo, em dois sacos, cada um contendo um único testículo. A produção e sobrevivência dos espermatozóides é ótima a uma temperatura abaixo da temperatura sanguínea normal. Como o escroto se localiza fora das cavidades corporais, sua temperatura normalmente é um pouco inferior a temperatura corporal. Na exposição ao frio, os músculos esqueléticos se contraem para elevar os testículos, movendo-os para mais perto da cavidade pélvica, onde podem Absorver o calor corporal. A exposição ao calor causa o relaxamento dos músculos esqueléticos e a descida dos testículos, aumentando a área de superfície exposta ao ar, de maneira que os testículos possam desprender o calor para suas adjacências.