Aparelho reprodutor masculino
Equipe: Kevellyn Karla Winairajane Gleyce Ruthy Maximo
1. Introdução, 2
2. Aparelho Reprodutor Masculino:
Introdução
O aparelho reprodutor masculino ou sistema genital masculino é o sistema responsável pela produção dos gametas masculinos. Como processos fisiológicos relacionadas a essas funções, há a produção de hormônios e do sêmen. Sua forma e função está intimamente relacionada à evolução dos sistemas de acasalamento em primatas e ao conflito sexual entre macho e fêmea. Existem três formas de se dividirem os órgãos do sistema genital masculino: anatomicamente, funcionalmente ou embriologicamente. A divisão anatômica compreende uma parte externa e uma parte interna. Na parte externa, está o pênis e o escroto, tal como as camadas do testículo. A parte interna compreende as vias espermáticas, as glândulas acessórias e os testículos.
Sistema Reprodutor Masculino
É constituído por: Testículos, Epidídimo, Ductos Deferentes, Ductos ejaculatórios, Uretra e Pênis. E também pelas Glândulas acessórias: Próstata, Vesícula seminal e glândula bulbouretral.
Testículos são as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos Esses ductos são formados pelas células de Sértoli (ou de sustento) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig (nomenclatura antiga) produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários:
. Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e pelo pubiano. . Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo.
. Produzem o aumento de massa