Análise sobre o texto "o silêncio"
Atividades:
1) Como o silêncio é abordado em cada um dos textos?
No texto 1, podemos dizer que Heidegger considera o silêncio tão “comunicativo” quanto o modo verbal de expressar-se, e que o pensamento varia de acordo com as circunstâncias do silêncio do qual ele provêm.
No texto 2, Einstein menciona a sobrecarga que a nossa mente sofre diante do modo frenético como nós vivemos e encaramos o nosso cotidiano. Provavelmente ele diz que à medida que nos livrarmos da referida sobrecarga de pensamentos através do “silêncio”, nossa mente adquire uma capacidade maior para organizar as idéias, formular novos olhares e conceitos.
No texto 3, Nietzsche nesse texto aponta a importância do “ouvir”, pois, nem todo momento é propício para a expressão de suas idéias. Talvez, em dados momentos o silêncio é a chave para a compreensão de diversas questões, e, além disso, pode ter uma capacidade muito melhor de expressar coisas positivas ao seu respeito (humildade, sabedoria, sensatez) do que expressar aspectos bem negativos de sua personalidade (arrogância, vaidade intelectual, etc.).
No texto 4, o silêncio não é tratado necessariamente como uma forma de expressão, mas sim como modo de vida baseado em valores e cautela.
No texto 5, Sartre descreve uma situação em que o silêncio figura como algo capaz de descobrir o manto que esconde as questões sobre as quais não somos capazes de fazer uma reflexão mais profunda quando não estamos em silêncio. Somente nesse estado conseguimos lançar olhares diferentes sobre um mesmo objeto, pessoa ou nossa própria existência.
2
a) O silêncio a meu ver constitui uma forma de ação, comunicação, reflexão, aprendizado e estado de espírito.
b) O silêncio reflexivo, o silêncio de cumplicidade, o silêncio da omissão, o silêncio para ouvir o outro.
c)