Aparelho genital masculino
MASCULINO
SISTEMA REPRODUTOR
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
MS. JOSÉ ARCHANGELO
ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é formado por:
Vias espermáticas:
Testículos ou gônadas
Epidídimo
Canal deferente
Uretra.
Pênis
Escroto
Glândulas anexas:
**Próstata,
**Vesículas Seminais,
**Glândulas Bulbouretrais.
Ms. JOSÉ A . GARCIA
ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR
Testículos:
São as gônadas masculinas.
Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos
Esses ductos são formados pelas células de SÉRTOLI e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a Formação dos espermatozóides.
Em meio aos ductos seminíferos, as células INTERSTICIAIS ou de Leydig
(nomenclatura antiga) produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários
Ms. JOSÉ A . GARCIA
A espermatogênese divide-se em quatro fases:
Fase de proliferação ou de multiplicação:
Tem início durante a vida intra-uterina, antes mesmo do nascimento do menino, e se prolonga praticamente por toda a vida. As células primordiais dos testículos, diplóides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias .
Fase de crescimento:
Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos de primeira ordem, também chamados espermatócitos primários ou espermatócitos I, também diplóides.
Fase de maturação:
Também é rápida, nos machos, e corresponde ao período de ocorrência da meiose. Depois da primeira divisão meiótica, cada espermatócito de primeira ordem origina dois espermatócitos de segunda ordem (espermatócitos secundários ou espermatócitos II). Como resultam da primeira divisão da meiose, já são haplóides, embora possuam cromossomos duplicados. Com a ocorrência da segunda divisão meiótica, os dois espermatócitos de segunda ordem originam quatro