Aparelho Digestivo
Boca Ao mastigar o alimento já é iniciado o processo digestivo; na saliva existem glândulas salivares que secretam as enzimas digestivas.
Esôfago É o que conduz o alimento ao estomago por movimentos peristálticos.
Estômago Os movimentos peristálticos facilitam a atuação do suco gástrico que manda o quimo para o intestino delgado.
Fígado Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos. Pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon e somatostatina.
Intestino É a etapa final da digestão, onde se absorve a água, sais minerais e produtos da digestão.
Intestino Grosso É a parte final do tubo digestivo. É responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal, possui uma rica flora bacteriana.
Sem surpresas, os alimentos que devemos consumir em maior quantidade são os cereais, fibras, hortaliças, frutas e suco de frutas, leites e seus derivados, carnes e ovos, leguminosos; óleos e gorduras, e por último açucares, chocolates, salgadinhos e etc.
Valor Calórico A energia alimentar, valor energético ou valor calórico dos alimentos é a quantidade de energia na comida que está disponível na digestão. Os valores para a energia alimentar são expressados em kl calorias (kcal) e kl joules (kj). A combustão em um calorímetro é um dos experimentos mais parecidos com o processo de digestão para determinar esse valor.
Gorduras
Totais=soma de todos os tipos de gorduras.
Gorduras Saturadas: tipo de gordura presentes em alimentos de origem