APARELHO DIGESTIVO
Os seres humanos, para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados, necessitam de extrair energias vindas da ingestão de alimentos. A transformação dos alimentos em compostos mais simples, utilizáveis e absorvíveis pelo organismo é denominado digestão.
O sistema digestório humano é muito complexo, ele possibilita a nutrição humana que ocorre em 4 etapas: Ingestão dos alimentos pela boca, digestão que começa pela boca e ocorre principalmente no estômago e no início do intestino (duodeno), a absorção dos nutrientes que ocorre principalmente no intestino e a eliminação dos materiais que não foram digeridos nem absorvidos.
Neste trabalho falaremos de dois órgãos que fazem parte desse sistema: o estômago e o esôfago.
O esôfago é o canal encarregado de transportar os alimentos da garganta até ao estômago. Este último órgão é uma espécie de saco onde a comida é armazenada temporariamente, enquanto é preparada para prosseguir o seu trajeto pelo tubo digestivo.
O esôfago é um canal que conduz o alimento até o estômago e através dos movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até ao estômago (em 2 segundos, aproximadamente), mesmo que se esteja de cabeça para baixo.
Falaremos também sobre alguns exames relacionados a esses órgãos, para que são utilizados e as patologias que eles revelam.
APARELHO DIGESTIVO
O sistema digestório humano é responsável por tirar dos alimentos que ingerimos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Sua principal função é partir o alimento em vários pedacinhos até que ele possa ser absorvido pelo organismo, e então aquilo que não é útil ele envia ao sistema excretor para que seja eliminado do nosso corpo. Existem vários órgãos que participam da digestão, eles vão desde a boca até o intestino grosso. Cada um deles possui um nome e uma função diferente, e nenhum