Aparelho digestivo
O aparelho digestivo, digesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de 6 a 9 metros em um ser humano adulto. Através da digestão, tudo o que comemos transforma-se em substâncias vitais para a manutenção de nosso corpo. Através da digestão o organismo torna-se capaz de absorver todas as substâncias necessárias para seu funcionamento.
Digestão
Este processo inicia-se ainda na boca, quando alimento mistura-se à saliva. Após ser engolido segue em direção ao estômago, e neste, tem acesso ao suco gástrico, que transforma tudo aquilo que comemos em um tipo de bolo.
Após passar pelo estômago, o alimento segue em direção ao intestino delgado, juntando-se a bílis do fígado, esta, por sua vez, contribui com a digestão das gorduras. Com os sucos do pâncreas, os amidos e o açúcar são dissolvidos.
Este processo ainda continua no intestino delgado enquanto a massa formada percorre por ele. Nesta fase, as substâncias importantes e vitais para nosso organismo são absorvidas pela corrente sanguínea. As sobras seguem para o intestino grosso, e através dele passam pelo reto sendo evacuadas do corpo. O sistema digestório do ser humano é formado pelos seguintes componentes: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Duodeno, Intestino Delgado, Intestino Grosso e Ânus. As Glândulas Anexas são: Glândulas Salivares, Glândulas Gástricas, Glândulas Intestinais, Pâncreas e