AP e Manejo
CURSO DE AGRONOMIA
CONDIÇÕES QUÍMICAS E DE CONSERVAÇÃO DO SOLO EM FUNÇÃO DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DA PALHA NA COLHEITA
Ariel Picoli
Daniel Diefenthaeler
Gilberto Lamaison
Jonas Lorenset
Matias Bruinsma
Sertão – RS, julho 2013INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS SERTÃO
CURSO DE AGRONOMIA
O presente trabalho é um requisito das disciplinas de Agricultura de Precisão e Manejo e Conservação do Solo, ministradas respectivamente pelo Professor David da Rosa e Professora Maristela Camilo, matérias referentes ao 7° semestre do curso de Agronomia do IFRS – Campus Sertão, Turma 2010/1.
Sertão – RS, julho de 2013
Sumário
INTRODUÇÃO
A agricultura vem buscando cada vez mais a otimização de seus processos, seja para que se reflita em maiores lucratividades para os produtores ou para que a partir desta otimização traga à sociedade como um todo algum beneficio de cunho ambiental. Dentro deste contexto a Agricultura de Precisão (AP) se destaca por apresentar em suas atribuições algumas características capazes de elevar estes benefícios, ao se aplicar correções de adubação de solo, por exemplo, em quantidades adequadas para cada grid formado em determinada área, pode culminar em economias significativas, não só para o bolso do produtor, mas também de adubos de fonte natural limitada ou que utilizem em seu processo de fabricação ou transporte algum outro produto natural finito. Alem disso a AP pode trazer aos produtores um maior conhecimento das áreas exploradas, permitindo formar um histórico e a partir deste, direcionar perspectivas futuras de produtividade com maior chance de acertos.
Dentro da AP a quantidade de palha de uma área agrícola pode se tornar um importante fator nas características produtivas dos