O que é biologia
O organismo humano é constituído por apenas quatro tipos básicos de tecidos: Epitelial, conjuntivo, muscular, e nervoso.
O tecido conjuntivo é caracterizado por uma grande quantidade de material extra celular que é produzido por suas próprias células; o tecido muscular se constitui de células alongadas dotadas da função de contração; o tecido nervoso se compõe de células com longos prolongamentos emitidos pelo corpo celular que tem as funções especializadas de receber, gerar, e transmitir impulsos nervosos. A maioria dos órgãos pode ser dividida em dois componentes: o parênquima, composto pelas células responsáveis pelas principais funções típicas do órgão, e o estroma, que é o tecido de sustentação. Com exceção do encéfalo e da medula espinhal, o estroma é constituído de tecido conjuntivo. Os epitélios são constituídos por células poliédricas justapostas, entre as quais há pouca substancia extracelular. As células epiteliais geralmente aderem firmemente umas as outras por meio de junções intercelulares.
As principais funções dos epitélios são: são o revestimento de superfícies (por exemplo, na pele), absorção de moléculas (por exemplo, nos intestinos), secreção (nas glândulas), percepção de estímulos (por exemplo, o neuroepitelio olfatório e o gustativo) e contração (exercida pelas células mioepiteliais). Pelo fato das células epiteliais revestirem todas as superfícies externas e internas, tudo o que entra ou deixa o corpo deve atravessar um folheto epitelial.
O núcleo dos vários tipos de células epiteliais tem forma característica, variando de esférico até alongado ou elíptico. A forma dos núcleos geralmente acompanha a forma das células, células cubóides costumam ter núcleos esféricos e células pavimentosas têm núcleos achatados. A forma dos núcleos também é de grande utilidade para se determinar se as células epiteliais estão organizadas em camada única ou em varias camadas.
Praticamente todos os epitélios estão apoiados sobre