AP IV Filosofia Comte Marx e Hegel
Comte
A) Era organizar entre o homem e a sociedade, sua ideia no progresso, uma condição menos favorável para uma mais favorável. Pois é um conceito que possui distintos significados, englobando tantas perspectivas filosóficas e cientificas do século XIX , quanto outras de século XX.
B) Os três estados são: estado teológico, estado metafísico e estado positivo.
Suas características são:
Estado teológico: Os fenômenos são visto como produtos da ação direta de seres ou forças sobrenaturais (fetichismo, politeísmo, monoteísmo).
Estado Metafisico: São explicados em função de essência ideias ou forças abstratas.
Estado Positivo ou Cientifico: As ilusões são superadas pelo conhecimento das leis variáveis que regem os fenômenos.
Hegel
A) Por que ele afirma que a realidade não é substância e sim sujeito e espirito, significa dizer que é atividade, que é processo, que é movimento.
B) Para Hegel dialética é todas coisas nascem e morrem.
Marx
A) Materialismo dialético para Marx, o mundo material é anterior a consciência, ao pensamento. É uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto seus modelados por eles.
B) O Materialismo histórico para Marx é uma parte da tese segundo a qual “não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas ao contrário os eu ser social que determina a sua consciência”.
Onde procura as causas de desenvolvimento e mudanças na sociedade humano nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida.
C) A Luta de classe para Marx, homens livres e escravos, patrícios e plebeus, barões e servos da gleba, membros das corporações e aprendizes, em suma, opressores e oprimidos (...) tratavam luta interrupta, ora latente. Ora aberta, luta que sempre acabou com a transformação