aostila
Genética - Ciência que estuda a hereditariedade-transmissão das características de uma espécie, de geração para geração. As características, ou caracteres, estão contidos nos genes.
Genes: segmentos do cromossomo responsáveis pela determinação de características hereditárias. Cada característica é determinada por, pelo menos, um par de genes.
Genes alelos:
Par de genes situados em dois cromossomos homólogos, em um mesmo local, ou lócus.
Cromossomo: estrutura que carrega os genes, localizada no núcleo da célula. O ser humano possui 46 cromossomos, sendo 23 de origem materna e 23 de origem paterna.
Cromossomo homólogos: dois cromossomos correspondentes, um vindo da mãe, outro do pai.
Homozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos idênticos de um gene.
Heterozigoto ou híbrido:
Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes de um gene. Gene Alelo dominante: alelo que determina um caráter específico, mesmo estando em dose simples no par de alelos. É representado por uma letra maiúscula: Aã; Pp; AÃ; PP.
Gene Alelo recessivo: alelo que determina um caráter específico somente quando aparece em dose dupla. É representado por uma letra minúscula: Aã; Pp; aã; pp.
Genótipo: potencial genético de um indivíduo, ou seja, os genes que ele carrega.
AA
Aa
aa
Fenótipo: expressão exterior do genótipo.
Pele normal
pele normal
pele albina
DNA ou ADN: ácido desoxirribonucléico. Molécula que, associada a proteínas, forma os cromossomos. É responsável pelas características do ser vivo e pela transmissão destas de geração para geração
Primeira Lei de Mendel
Mendel estudou as variações em ervilhas-de-jardim (ou ervilhas-de-cheiro), controlando os resultados dos cruzamentos. As flores das ervilhas mostraram-se adequadas, pois a disposição das pétalas de uma flor impede a entrada do pólen de outra, permitindo apenas a autofecundação.
Mendel iniciou seus trabalhos