Aos treze
Início
Revista Eletrônica de Psicologia
Ins tituto de Educação Super ior de Br as ília.
ANÁLISE DO FILME “AOS TREZE”
Por Amanda Lourenço (FADEP) Ligia Ligia Silva (IESB)
Vol ,2 , N ro. 3, Ju l h o. de 2010.
O uso de drogas como fator determinante de alguns homicídios também aumenta a complexidade de relações que mantinham Máiquel naquele tipo de vida. A relação entre uso de droga e comportamento criminoso merece destaque, conforme Gonçalves e Salém (2002, p.29):
[...] existe evidência suficiente que nos permite afirmar que, não só muitos indivíduos
“Olhar o mesmo filme a partir de um novo referencial, relacionar o comportamento das personagens às explicações dadas pelo professor e à sua abordagem psicológica, permite ao aluno vislumbrar a aplicação da teoria e discutir seus prós e contras, mesmo considerando que os filmes podem oferecer informações limitadas a respeito das variáveis presentes na determinação do comportamento das personagens. (De-Farias & Ribeiro, 2007, Prefácio).”
se envolvem no consumo de drogas após um início anterior a outras actividades criminosas – o consumo da droga parece assim funcionar como mais uma actividade desviante e acessória a um tipo de vida criminal preexistente... - como também aqueles que se iniciam unicamente nos consumos (geralmente a partir da adolescência), acabam mais tarde por recorrer a actividades criminosas (sobretudo crimes contra o património) para poderem ‘sustentar’ a dependência ... Em qualquer dos casos, a partir de um determinado momento, estes dois estilos de vida (criminal e dependente) tendem a sobrepor-se já que os factores que inicialmente funcionavam como desencadeante do comportamento desviante (qualquer que seja ele), passam a ser os que mantêm e encorajam o perpetuar deste estilo de vida a partir de um mecanismo de condicionamento operante.
Apesar de algumas cenas apresentarem o personagem principal consumindo cocaína, não é possível afirmar sua dependência química.