Aos Quatro Ventos - Carlos Magno
“Aos Quatro
Ventos”
Carlos
Magno na história Nascido em 742, Carlos Magno tornou-se o único rei de um território do qual faziam parte a França e a Alemanha.
Com objetivo de fazer com que os povos bárbaros se convertessem ao Catolicismo, ele incentivou várias guerras de conquista.
Conquistou grande parte da
Europa e recuperou o Império
Romano do Ocidente. Em 800, foi nomeado imperador do Sacro
Império Romano Germânico pelo
Papa Leão III. Carlos Magno manteve uma relação de aliança com a
Igreja
Católica, protegendo-a e favorecendo-a em vários momentos.
Carlos Magno na história
Após ser coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico, passou a ter tanta autoridade quanto o papa. Desta forma, conseguiu consolidar o império franco, do qual fazia parte a França, além de grande faixa da Catalunha, Navarra e Aragão
(atual Espanha), os Países Baixos, a Alemanha e a Itália Central e Setentrional.
Apesar de ter somente o conhecimento da leitura e não o da escrita, incentivou às artes e às ciências, investiu na reforma da grafia das letras, fundou escolas e incentivou o ensino.
Por meio das suas conquistas no estrangeiro e de suas reformas internas, Carlos Magno ajudou a definir a Europa Ocidental e a Idade Média na Europa. Monarca guerreiro, expandiu o Reino Franco através de uma série de campanhas militares, em particular contra os saxões pagãos cuja submissão foi bastante difcil e muito violenta (772-804), mas também contra os lombardos em Itália e os muçulmanos de Espanha, até que este se tornou o Império Carolíngio, que incorporou a maior parte da Europa Ocidental e Central. Durante o seu reinado, ele conquistou o Reino da Itália.
Este grande imperador morreu no ano 814 na cidade de Aachen (Alemanha), deixando seu grandioso império para seu filho
Luís. Contudo, ao contrário do pai, não foi capaz de continuá-lo.
Carlos Magno no livro
“O imperador Carlos Magno, já em avançada idade, apaixonou-se por uma donzela alemã. Os barões da