Ao Longo Da Hist Ria
As atividades físicas e ginásticas e jogos olímpicos foram desenvolvidos pelos os que cultivavam o “mens sana in corpore sano” (mente cura o corpo saldável) que é diferente dos que exerciam as necessárias atividades produtivas da sociedade.
Os escravos ficavam limitados ao trabalho manual quantos as classes dirigentes praticavam a ginástica considerada o verdadeiro modo de vida que permite a liberdade e a riqueza dos aristocratas.
Na sociedade romana, o corpo, ao lado dos escravos, da plebe e das mulheres, era algo a ser sutilmente disciplinado pelo cidadão, o corpo existia para ser administrado, e não modificado.
Com o passar do tempo o Cristianismo, mudou a forma de pensar a alma passou a ocupar o lugar do espírito, sendo assim a alma era imortal. Agora para alma elevar-se até Deus, exige o sofrimento do copo. A religião cristã é a religião do corpo sofredor, sendo a principal passagem considerada pela a igreja o sofrimento de Cristo sendo crucificado para a salvação das almas humanas.
E, no entanto, como bem relato Alfredo Bosi, a mensagem cristã não implica na oposição entre o corpo e a alma, mas em sua unidade. E, em varias passagem Cristo religa o que platonismo havia separado o corpo ao espírito, o divino ao humano, fazendo-se visível aos nossos olhos carnais por meio de um corpo que logrará vencer mesmo a morte um grande exemplo seria a Santíssima Trindade.
Mas o que terminou por triunfar na doutrina posterior da Igreja Cristã foi justamente a corrente platônica. A luta entre o corpo e o espírito sendo a carne responsável pelas impurezas da graças divinas enquanto o espírito ligam-se as coisas boas. O conflito entre a carne e o espírito e duvidas acaba afastando as pessoas de Deus que marcou a Idade Média e ainda se mostra bastante