Doc
Conceituando Material Direto, Mão de Obra Direta e Custos Indiretos
O material direto (MD) é formado pela matéria-prima, embalagens, componentes adquiridos prontos e outros materiais utilizados no processo de fabricação, pode ser definido como o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne integrante dele.
A mão de obra direta (MDO) corresponde aos esforços produtivos das equipes relacionadas a produção dos bens produzidos ou dos serviços prestados. Seu custo é o salário devido apenas ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, cujo tempo despendido possa ser identificado com a unidade que esteja sendo produzida.
Os custos indiretos de Fabricação (CIF) são todos os custos relacionados a produção do bem ou da prestação de serviços, os recursos consumidos na produção são de difícil identificação com as unidades que estão sendo produzidas. Exemplos: aluguel da fábrica, mão de obra indireta, seguros, depreciação, etc. Podemos classificar os CIF como sendo despesas indiretas, gastos gerais de fabricação, englobando uma série de custos não classificados como materiais diretos (MD) e mão de obra (MD0) direta.
Departamentalização
As vantagens da departamentalização é que, com a divisão do trabalho por especialização pode-se aproveitar melhor as atividades, é uma forma de se obter um modo de controle mais eficiente e com melhores resultados para a empresa.
Esse melhor controle tem o objetivo da maximizar os recursos disponíveis, buscando a otimização dos gastos e atendendo dessa forma o objetivo de aumento da lucratividade no negócio.
Referências:
Prof. Ms. Walter Franco Lopes da Silva, Conceituando Material Direto, Mão de Obra Direta e Custos Indiretos