Análise
O Grupo Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) é líder no segmento varejista brasileiro e exerce atividades de indústria alimentícia, varejo, atacado e e-commerce. O grupo visa atender diferentes classes socioeconômicas e regiões, buscando equilíbrio, por meio de supermercados (Pão de Açúcar e Extra Supermercado), hipermercados (Extra Hiper), lojas de produtos eletrônicos/eletrodomésticos (Ponto Frio e Casas Bahia), lojas de proximidade (Minimercado Extra), atacado de autosserviço (Assaí), postos de combustíveis, drogarias e operações de comércio eletrônico (Extra.com.br, PontoFrio.com, CasasBahia.com.br). A rede abrange atualmente 19 estados brasileiros e o Distrito Federal e encontra-se distribuída em 1.519 lojas com cerca de 160 mil colaboradores e 51 centros de distribuição. A companhia foi fundada em 1948 e atualmente é controlada pelo Grupo Casino desde 2012.
O mercado varejista brasileiro representou 5,7% do PIB nacional em 2012, tendo uma receita bruta de cerca de R$ 250 bilhões. O setor é dominado por três grandes redes de supermercados, que representam 45,9% deste quantitativo. O GPA é líder deste mercado, apresentando uma fatia de 22,9% das vendas brutas.
Estrutura
O GPA é atualmente uma empresa de capital aberto sendo, portanto, uma sociedade por ações e sua razão social é Companhia Brasileira de Distribuição. Ainda de acordo com o seu Estatuto Social, o seu conselho consiste em no mínimo 3 e no máximo 18 membros. Os membros do conselho reúnem-se em caráter ordinário cinco vezes ao ano e em caráter extraordinário, sempre que convocados; precisam ser acionistas do grupo e são eleitos para mandatos de três anos nas assembleias gerais de acionistas. As responsabilidades do conselho incluem a condução do processo de governança corporativa, a eleição diretores da companhia e a supervisão da alta administração.
No Brasil, o GPA cumpre todas as regras relativas às empresas de capital aberto, como a adoção de normas nacionais de