Análise
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS – CASTANHAL
RELATÓRIO
DE
ANÁLISE SENSORIAL
TESTE COMPARAÇÃO MULTIPLA
Castanhal-PA
Abril 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS – CASTANHAL
Professora: Regina Joele
Turma: Agroindústria 2010
Módulo: Analise Sensorial
Alunos: Aristóteles Faria Magno
Denile de Moraes
Louise Borges
Castanhal-PA
Abril 2011
RESUMO
O teste de comparação multipla tem como objetivo saber se existe diferênça significativa (p ≤ 0,05) entre varios tratamentos (amostra) o teste foi realizado no predio da agroindústria do IFPA no dia 19/05/11 com provadores não treinados sendo alunos da turma 2010 onde foi oferecido as amostras para serem julgadas quanto a significância entre elas.
1-INTRODUÇÃO
A comparação multipla; o provador recebe uma amostra padrão, especificada com a letra P, e uma ou mais amostras codificadas. O julgador é solicitado a provar as amostras, comparando-as com padrão e avaliar o grau de diferênça entre a amostras, codificadas eo padrão usando uma escala feita para esse propósito.
Recomenda-se que se faça de 20 a 50 julgamentos caso não se tenha um grande numero de julgadores, pode-se pedir para que os provadores realisem o teste com repetições (ex: 12 provadores realizam o teste em 3 repetições eo numero total de julgamentos será igual a 36)
São avaliados através de analise de variância e teste de média Dunnett, comparando-se apenas o padrão com todas as outrs amostras.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
As amostras codificadas com suco de maracuja (diluida e concentrada ) apresentam diferênça siguinificativa a nivel de 5% e 1% o que siguinifica que as duas amostras são viaveis a comercialização
Comcluimos que as amostras codificadas tiveram uma significância bem aceita por tanto os sucos de maracuja serão comercializados por estar apitos ao cnsuo analizados