Análise e desenvolvimento de sistemas
Termologia Básica de Informática.
A HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Em torno de 50.000 anos atrás, o homem descobriu o fogo. Há 5.000 anos, inventou o. Em 2000 a.C., os chineses inventaram a primeira máquina que facilitou a resolução dos problemas de cálculos, que foi chamada de ábaco ou soroban. O ábaco é utilizado hoje no comércio, por chineses e por japoneses. Utiliza o princípio de posicionamento ta de colunas de bolinhas com valores numéricos 0, 1 e 5. Uma pessoa treinada pode operações de soma, subtração, multiplicação, divisão e radiciação com velocidades comparáveis à de uma máquina de calcular, pois, mesmo nas máquinas de calcular eletrônicas, a velocidade da operação aritmética fica limitada à capacidade de digitação dos mesmos no teclado.
Em 1617, John Napier descobriu o algoritmo e usou-o para executar operações de multiplicação e divisão por meio de manipulação de barras de ossos, com valores numéricos gravados nas quatro faces da barra. O algoritmo é um conjunto de procedimentos os e matemáticos simples e bem-definidos que conduzem à resolução de um problema específico.
Em 1642, na França, um homem inventou outra máquina que foi muito importante para história do computador; esse homem foi Biaise Pascal.
Pascal trabalhava para o pai, que era juiz. Pascal tinha de contar todo o dinheiro que vinha para a corte. Uma vez, ele cometeu um engano e teve de contar tudo de novo.
Pascal era um filósofo e matemático que Inventou uma máquina de calcular bem veloz, que somava e subtraía grandes números sem enganos.
Em 1680, um alemão melhorou, mais ainda, a invenção de Pascal. Seu nome era k-fned Wilhelm Von Leibniz. Ele inventou uma máquina de calcular que, além de fazer adições e subtrações, fazia também multiplicações, divisões e ainda encontrava a raiz z.adrada dos números. Era uma máquina manual.
Em 1833,