Análise térmica farmacêutica
A farmácia é a ciência que estuda a natureza, ação e processos de preparo e entrega dos produtos farmacêuticos.
Por outro lado, a indústria farmacêutica está preocupada principalmente com o desenvolvimento e a produção dos produtos farmacêuticos.
Os produtos farmacêuticos fornecem os meios através dos quais substâncias farmaceuticamente ativas podem ser entregues ao corpo de modo que as considerações fisiológicas a respeito das vias de administração (oral, retal, cutânea, subcutânea etc.) e as propriedades físico-químicas dos medicamentos sejam apropriadas. Um produto farmacêutico é formado pela(s) droga(s) em si ou princípio(s) ativo (s) e os excipientes (espessantes, aditivos, etc.). Todos devem estar presentes nas proporções adequadas.
Os princípios ativos ou drogas são substâncias que são fornecidas ao corpo e que servem para curar ou auxiliar no tratamento preventivo (profilaxia) ou para aliviar os sintomas de doenças ou moléstias. Um outro grupo de drogas é usado para diagnosticar doenças.
Os produtos farmacêuticos podem ser divididos em dois grupos diferentes dependendo da via de administração
(oral, retal, dérmica, subcutânea, etc.) ou sua forma galênica (sólida, líquida, semi-líquida etc.).
Já que tais produtos são usados para tratar seres humanos, os padrões de qualidade aplicados são extremamente altos. Considerações éticas também devem ser levadas em conta.
Os padrões de qualidade incluem, por um lado, um alto grau de esterilização, comprovação de atividade no momento da administração e ausência de efeitos colaterais (aspectos toxicológicos) assim como as exigências de boas práticas de fabricação (GMP), o uso de matéria prima de alta qualidade e a garantia de qualidade de um produto durante sua vida planejada.
Procedimentos analíticos adequados são necessários para a garantia dessas exigências de qualidade. A precisão dos resultados analíticos deve ser verificada e provada por meio da