import br
Como Instituição inserida em um cenário de globalização e competitividade, é necessário que a CAIXA foque suas atividades em algo que a diferencie, no mercado, das outras instituições financeiras. Este diferencial se dá através da sua atribuição como principal agente operador da Política Nacional de Habitação do Governo Federal.
Para realizar com eficiência e eficácia suas tarefas, o Assistente de Conformidade, além da educação formal (curso superior) necessita conhecer, de forma clara e inequívoca, a missão, as atribuições e objetivos da SUHAB, que norteiam as atividades desta Superintendência. Sendo a CAIXA uma instituição financeira sujeita à fiscalização externa, faz-se imprescindível o monitoramento constante de publicações e atualizações da legislação e das normas e procedimentos internos, dentro do seu campo de atuação.
Além das competências tradicionais, o Assistente de Conformidade da SUHAB, que se traduz em um elemento essencial dentro deste contexto, necessita trabalhar também, em minha opinião, a visão sistêmica e a gestão do conhecimento, que discorro a seguir.
Sobre a visão sistêmica, pode ser definida como a forma de se enxergar a Organização como um todo, em todas as suas partes, interna e externamente, independente de seu porte ou setor. A visão sistêmica nos proporciona exatamente isso: a compreensão total da organização, bem como suas inter-relações com os diversos atores do mercado. Em outras palavras, a empresa necessita de relações de interdependência e interação