Análise Textual
RESUMO: A temática Queer aliada ao rádio pode ser uma grande ferramenta de inclusão, neste caso utilizamos da radionovela proposta na disciplina de Introdução ao Rádio para nos aprofundarmos na temática. O preconceito enfrentado não somente por homoafetivos, mas por uma parte da sociedade que não se encaixa na “elite pseudo culta” foi algo que realmente nos chamou atenção. Os personagens criados (Xateanny, Lennysinha, Max e Celina Simone) são de classe social baixa e que estão inseridos no contexto Queer. Dessa maneira a rádio novela “Charque Bandida’’ trás o lado cômico e dramático de personagens que vivem conflitos sociais e sentimentais, mas que mantém sempre a fé, a coragem e o bom humor.
PALAVRAS-CHAVE: Queer; teoria; preconceito; sociedade; produto; cultura; rádio;
INTRODUÇÃO:
A palavra Queer pode ser traduzida como: estranhO, extraordinário, excêntrico. A teoria que dá início ao estudo da palavra, movimentos e atitudes surgiu no século XX com Focault e Derida. O Queer pode ser visto como a realidade das minorias, do diferente e está associada a comportamentos sexuais. Assim, no nosso trabalho o excêntrico, o considerado estranho por uma parte da sociedade, o amor e a troca de afeto entre pessoas do mesmo sexo é o ponto principal.
Nesse trabalho com a temática Queer, trouxemos não somente a questão sexual, e da homoafetividade, mas pontos sociais como a questão econômica dos personagens envolvidos no enredo. Em nossa radionovela tratamos também a descoberta do desejo sexual por alguém do mesmo sexo e da não aceitação, também da descoberta do amor por alguém do mesmo sexo e da própria aceitação.
Na criação desse produto utilizamos a linguagem normalmente falada pelo público gay, músicas conhecidas pela grande massa e buscamos trazer fatos cotidianos para todos nós. Dessa forma nossa radionovela aborda de forma simples e cômica a questão sentimental, econômica e social