análise: TEXTO - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A SURDEZ E O INDIVÍDUO SURDO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. filme - E SEU NOME É JONAS
análise:
TEXTO - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A SURDEZ E O INDIVÍDUO SURDO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. filme - E SEU NOME É JONAS
LONDRINA
2014
No filme retrata uma historia de um menininho chamado Jonas. Durante alguns anos de sua vida os médicos diagnosticaram com “retardo mental”, Jonas passou um período de sua vida em uma instituição. Sua família resolveu traze ló para casa, sua mãe resolveu leva ló para fazer uma consulta, constatou que Jonas era surdo-mudo. Sua família então precisava aprender a lidar com as diferenças assim como a sociedade também. A sociedade o tratava como uma criança com “retardo mental” e não era bem aceito, pois ninguém sabia como se interagir com ele e assim se originou várias dificuldades.
Moura, coloca que “os surdos eram tidos como incapazes de gerenciar os seus atos, perdiam a sua condição de ser humano e eram confundidos com retardado até século XVlll eles não podiam se casar (MOURA, 2000, P.16).
No texto compreendemos que, para um desempenho humano intelectual necessitaria de uma linguagem, então o surdo era tratado como um ser não humano, e não teria a capacidade de se desenvolver intelectualmente.
Os surdos eram tratados como seres incapazes de realizar quaisquer atividades do ser humano, tanto como para si próprios quanto para os outros. Não poderiam ter direitos legais e sempre precisavam de uma pessoa para responder por eles. E também eram tratados pela igreja como pessoas desalmadas Uma cena que me marcou muito foi quando Jonas estava jantando com sua família e jogava a comida no chão, pois não gostava de comer, e seu pai gritando com ele dizendo para parar de jogar a comida, e deu lhe o castigo de não comer mais naquela noite e de tranca – ló no quarto enquanto o restante da família poderia comer, a mãe ficou chocada com a cena e não queria deixar o pai fazer isto, mas a autoridade maior era o pai, então ela o respeitou. Durante o filme o pai