Análise Temática: ‘A infância de um chefe’-Jean Paul-Sartre
‘A infância de um chefe’-Jean Paul-Sartre
O material que escolhi para o trabalho foi o conto "A infância de um chefe", presente na obra "O Muro" de Jean-Paul Sartre. Dentro dele pretendo estabelecer recortes que suscitam as temáticas trabalhadas durante as aulas expositivas, tentando ao fim estabelecer uma leve amarra entre o conto e a visão lacaniana sem desconsiderar a construção do texo e as idéias sartrianas.
A infância de um chefe
A narrativa conta a vida de Lucien Fleurier, jovem frânces que nasce pouco antes à Primeira Guerra Mundial, e o decorrer de sua vida, centrando em seus pensamentos e sensações. Pretendo me ater ao inicio do conto na qual é descrita a infância de Lucien.
Não há datas específicas, apenas referências a acontecimentos do cenário europeu que dão margem a pressuposição da data provavél (Primeira Guerra), fazendo que o texto tome um ar que procura se ater às visões de Lucien e seu universo infantil com suas limitações. Muitas vezes o passado-presente-futuro se entrelaçam em recordações encadeadas, embora a história seja narrada de forma linear. Sartre cria uma narrativa que serviria para material de análise, pois além do dito pelo garoto traz também comportamentos, pensamentos e sensações que não seriam apreendidos em análise. Essa escolha da narrativa gera uma linearidade que pode ser associada a idade do menino, embora as recordações aparentemente aleatórias trazem na verdade um outro tempo que não o cronológico, mas um tempo lógico que desfaz essa aleatoriedade aparente e estabelece um sentido entre o presente e o passado recordado numa cadeia que busca estabelecer um sentido segundo a lógica infantil do menino. A sequência das cenas do conto portanto não se referem a acontecimentos sequentes, mas recolhidos e escolhidos para serem apresentados.
O conto se inicia com uma cena em que Lucien é fantasiado de anjo e elogiado por ser uma bela menininha, levando Lucien a se questionar se realmente