Análise sociologica das xícaras
No exercício proposto em sala de aula, diversas xícaras de tamanhos, formas e cores diferentes foram apresentadas pelos alunos, de forma que ficassem todas misturadas em cima de uma única mesa. Com a discussão sobre a sociologia imposta pelo orientador da disciplina, foi proposto para que uma pessoa tomasse a iniciativa, de separar as xícaras bem como ela entendesse. O que isso tem a ver com a sociologia? A partir do momento que uma pessoa se determina a separar as xícaras, isso vai despertar qual o critério que será usado para separá-las, e observamos que individualmente cada um terá sua própria concepção ou visão do mundo, no caso as xícaras, cada um por um motivo ou outro vai classificá-las em grupos diferentes.
Observamos isso diariamente, e ao nosso redor em cada minuto da nossa vida, estranho seria se todos tivessem os mesmos gostos, as mesmas afinidades e as mesmas características. Se fosse assim, de que forma a sociedade iria despertar em nós as curiosidade ou a vontade de produzir algo que pudesse satisfazer a necessidade e os desejos de cada grupo de indivíduos?
Através do exercício proposto em sala, e dos estudos feitos na sociologia, nós podemos compreender um pouco o que é essa sociedade tão semelhante, por sermos homens e mulheres, e ao mesmo tempo tão diferente, que sentimos necessidades e desejos diferentes uns dos outros, buscando sempre estar em destaque ou evidência, dentre um todo, chamado sociedade.
Sociedade x Educação
A princípio o que pensar?