Análise Sistemas Potência
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
ANÁLISE DE SISTEMAS DE POTÊNCIA – TRABALHO FINAL
Acadêmicos:
André Luis Pupo Riva Flores
Bruno Cardoso
Carlos Weber
Marcos Vinicius Bressan
Renan dos Santos Almeida
JOINVILLE
JUNHO DE 2010
Sumário
INTRODUÇÃO O fluxo de potência reativa nos sistemas elétricos, está fortemente relacionado com a magnitude de tensão e perdas de potência ativa. Os controles disponíveis relacionados com a potência reativa são tensão terminal dos geradores, estado de operação de bancos de capacitores e de reatores. Neste trabalho aborda-se o aspecto da compensação de reativos pela instalação de banco de capacitores em um sistema de 12 barras, aborda-se também os custos desta instalação, multas por desvio de tensão e custo de perdas reativas. Todos esses aspectos são analisados, sugerindo diversas configurações de bancos para se obter situações de acordo com a concessionária do local, visando custos baixos, qualidade de tensão de atendimento, e perdas reduzidas.
1. Definição do problema
A partir de um sistema radial de distribuição de energia elétrica composto por 12 barras solicita-se a realização das seguintes análises:
conformidade da tensão fornecida;
redução das perdas ativas;
redução custo de atendimento aos consumidores.
1.1 Dados do sistema:
Tensão de base: 13,8 kV
Potência de base: 100 MVA
Tensão na saída do gerador: 1,0 0º p.u. (este valor deve permanecer fixo!)
Parâmetros da linha:
Carregamento:
Objetivo geral do trabalho:
Para obter um bom desempenho do sistema apresentado operando em diferentes níveis de carregamento se faz necessário a instalação de bancos de capacitores fixos em determinadas barras do sistema. Este procedimento proporciona uma elevação dos níveis de tensão nas barras mais próximas e principalmente na barra onde ele foi instalado, à medida que interfere