Análise de Sistemas de Potência
Faculdades de Engenharias e Geografia - FAENG
Graduação: Bacharelado em Engenharia Elétrica
Análise de Sistemas de Potência
Flávio Alaide de Carvalho
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Jeferson Ortega
Campo Grande/MS
10/07/2013
Introdução
Esse trabalho consiste na utilização do programa Power Wold Simulator, ele iremos simular varios fluxos de potência e comparalos. Inicialmente o sistema consiste em 4 barras com carga, 2 geradores e 4 linhas de tranmissão interligando as com tensão operacional de 325 kV. Posteriormente adicionaremos a 5 barra no sistema onde colocaremos carga e geração, porem essa geração terá um percentual que irá varias de 10% até 50% do valor da carga nela instalada. E finalmente iremos simular um curto trifasico em todas as barras para cada situação proposta.
Etapas do Trabalho
Etapa 1
Na primeira etapa o sistema elétrico de potência é composto por 4 barras, 2 geradores e 4 linhas de transmissão cujas tensões operacionais são de 325 kV. Todas as barras do sistemas possuem carga. A barra número 1 foi escolida para ser a barra Slack essa barra é a referência do sistema de potência.
Etapa 2
Nessa etapa rodamos o fluxo de potência via NR considerando o sistema inicial montado na etapa 1.
Observamos após rodar o fluxo de potência pelo método de Newton Rhapson que todas as barras estão dentro do parametro de tensão que é 0,95 até 1,05 pu as linhas não estão sobrecarregadas e o fluxo rodou normalmente.
Ainda na etapa 2 foi feita a inclusão da 5º barra conectada ao sistema através de uma linha de transmissão radial de 10 km.
Podemos observar que os nives de tesão cairam nas barras 3 e 4 mais ainda estão dentro do nivel aceitavel de tensão e teve alterações nos angulos. O gerador 1 tem um aumento na sua geração para suprir a nova carga na barra 5.
Etapa 3
Nessa etapa do trabalho