Análise – Sistemas Operacionais
Disciplina: Informática Instrumental
Análise – Sistemas Operacionais
Muitos produtos possuem diferentes marcas disponíveis no mercado e competindo entre si pela preferência dos usuários, como por exemplo, sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac
OS). Cada sistema operacional possui suas particularidades, com vantagens e desvantagens, e isso acaba por definir um publico alvo. Mas isso não quer dizer que não possamos utilizar mais de um sistema operacional no mesmo computador, basta ter capacidade para instalar e configurar da maneira certa e aproveitar os benefícios que cada um oferece.
Windows
O sistema operacional Windows é o mais popular hoje em dia, e esse monopólio de mercado se deve muito à competência da Microsoft em implementar uma interface intuitiva e funcional ao usuário desde as primeiras versões do sistema. Aliado a isso, o Windows ainda possui uma gama incomparável de softwares compatíveis para diversas finalidades (edição de vídeo, jogos, programação, edição de documentos, etc) e de fácil instalação. Outra característica importante é a facilidade em administrar as configurações do sistema (redes, programas, níveis de acesso, segurança, etc).
Contudo, existem alguns pontos negativos importantes que devem ser destacados sobre o
Windows. Além de ser o único sistema operacional pago e com licença relativamente cara, ainda possui alta capacidade de contrair vírus e outras pragas virtuais que podem corromper arquivos, roubar senhas e até danificar o computador. É claro que outros recursos como antivírus, firewall e principalmente uma boa conduta de uso da internet, poderá manter o sistema livre ou menos vulnerável a esse tipo de problema.
Linux
O Linux é um sistema operacional de código aberto, ou seja, qualquer pessoa pode modificar e distribuir livremente sua versão do sistema. E é por essa liberdade de manipulação que o sistema vem crescendo no mercado, adquirindo novos usuários e