cultura canide ou xingo
- com datações a partir de 5.000 a.C.
- os sítios arqueológicos encontram-se localizados em áreas do Baixo São Francisco, no canyon, no município de Nova Canindé.
- sítios: São José e Justino.
- material lítico: lascas, facas, raspadores, machados polidos.
- material ósseo: esqueletos e adornos.
- material cerâmico: associado a ritos funerários, potes, tigelas, panelas.
- arte rupestre: gravuras (figuras geométricas) e pinturas (desenhos individualizados) ® localizados em abrigos dos paredões do canyon.
- fogueiras.
- restos faunísticos: moluscos, anfíbios, répteis, aves, peixes e mamíferos.
- os primeiros habitantes: grupos caçadores-coletores chegaram na região por volta de 5.000 a.C. e ocuparam áreas que hoje são identificadas como terraços e ilhas, atraídos pela presença abundante de água (rio) ® seriam oriundos provavelmento do planalto goiano, das cabeceiras do Alto São Francisco e pela ampla rede de afluentes do SO da Bahia que deságuam nesse rio (essa hipótese é justificada pelas ocupações muito antigas encontradas nessa área) ® atividades: caça, coleta e a pesca/catação de mariscos.
- sepultamentos: enterramentos primários efetuados diretamente no solo e acompanhado de mobiliário funerário (adornos, instrumentos, cerâmica, fogueiras, alimentos).· Tradição Tupiguarani:
- datação: a partir do século XIX --> recente.
- ocuparam áreas litorâneas próximas aos rios e florestas: bacia do São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris, Piauí e Real.
- belicosidade e uso de canoas.
- artefatos: cerâmicos (cachimbos) e líticos (polidores, afiadores, machados polidos).
- atividades: caça, pesca, mandioca.
xocós os únicos remanescentes
A história dos índios Xocós, única tribo remanescente no território de Sergipe é conhecida de muitos e já foi contada em livros, prosa e verso. A luta pela devolução das terras deles, na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, desde o período do Império, é uma história de bravura que