valvulas de pressao
6ª Conferência sobre
Tecnologia de Equipamentos
FALHAS EM VÁLVULAS DE SEGURANÇA:
LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO DURANTE PARADAS DE
MANUTENÇÃO
Autores: Juvêncio Vieira Santos (PETROBRAS/ENGENHARIA/IERN)
Edneu Jatkoski (PETROBRAS/REPLAN)
Glaydston Emmerick Evangelista (PETROBRAS/FAFEN-SE)
Fernando Teixeira Gazini (TBG/DVL)
Trabalho apresentado na IEV - Conferencia Internacional sobre Evaluación de
Integridad y Extensión de Vida de Equipos Industriales, realizada em agosto de
2002, em Salvador-BA.
“As informações e opiniões contidas responsabilidade do (s) autor(es”).
neste
trabalho
são
de
exclusiva
1
Sair
6ª Conferência sobre
Tecnologia de Equipamentos
SINOPSE
Análise dos resultados da inspeção e Teste de Recepção (TR) de válvulas de segurança e alívio de pressão (PSVs) de unidades de processo e utilidades de refinaria e petroquímica, realizados após as campanhas operacionais, mostram que pode ser grande a quantidade de ocorrências de falhas ocultas nesses dispositivos.
Levantamento de dados efetuado ao longo de vários anos, revela que pode ser significativo o percentual de válvulas que, durante a inspeção e teste, abrem fora da pressão de calibração, que não abrem, que apresentam-se obstruídas, que vazam antes ou após abertura, e que apresentam falhas em componentes.
Os aumentos dos prazos de inspeção dos equipamentos devem considerar a possibilidade de aumento de ocorrências de falhas ocultas nas válvulas de segurança e alívio. É indispensável, a adoção de um plano de inspeção e de medidas adequadas para detecção e tratamento dos problemas de funcionamento destas válvulas.
O objetivo desse trabalho é demonstrar que não basta confiar no desempenho operacional das válvulas de segurança e alívio durante a campanha para determinar o grau de confiabilidade. É de elevada importância considerar, junto com o desempenho operacional, os resultados da inspeção e do Teste de Recepção de todo o conjunto de