Análise Show de Truman
Cena 1 - Truman tenta sair da ilha
Desconfiando de todos na ilha em que todos parecem agir a partir de seus movimentos, ele começa a agir de forma inesperada e pensa em sair da ilha. Ele entra em um ônibus com destino a Chicago, mas como todos fazem parte de um elenco o que aconteceu, assim que ele se sentou, foi que ele não funcionou. Logo depois, tenta sair de carro, sem um destino certo, enfrenta uma ponte sobre o mar para poder chegar à estrada, passa por obstáculos como fogo até ser parado de vez por um acidente em uma usina. Ao conversar com um policial longe de casa que sabia seu nome, Truman estranha e tenta ultrapassar mais uma barreira, também sem sucesso, ele é pego e levado de volta para casa, onde os policiais o deixam avisado de que se o episódio ocorresse novamente Truman seria preso, o que se enquadra como um reforço negativo.
Cena 2 - A morte do pai de Truman no mar
Também como um reforço negativo, a permanência de Truman na ilha se dá pelas lembranças da morte do pai no mar, o que faz com que ele tenha medo de pegar um barco para sair da ilha.
Filme analisado: O show de Truman
Cena 1 - Truman tenta sair da ilha
Desconfiando de todos na ilha em que todos parecem agir a partir de seus movimentos, ele começa a agir de forma inesperada e pensa em sair da ilha. Ele entra em um ônibus com destino a Chicago, mas como todos fazem parte de um elenco o que aconteceu, assim que ele se sentou, foi que ele não funcionou. Logo depois, tenta sair de carro, sem um destino certo, enfrenta uma ponte sobre o mar para poder chegar à estrada, passa por obstáculos como fogo até ser parado de vez por um acidente em uma usina. Ao conversar com um policial longe de casa que sabia seu nome, Truman estranha e tenta ultrapassar mais uma barreira, também sem sucesso, ele é pego e levado de volta para casa, onde os policiais o deixam avisado de que se o episódio ocorresse novamente Truman seria preso, o que se enquadra