Análise residência Piracicaba
FICHA TÉCNICA
Residência unifamiliar
Local Piracicaba, SP
Início do projeto 2006
Conclusão da obra 2010
Área do terreno 1.980m²
Área construída 1.000m²
Arquitetura Isay Weinfeld
Paisagismo Isabel Duprat
"Resultado da junção de dois lotes de esquina, o terreno semicircular em que se insere esta segunda morada de uma família paulistana em Piracicaba, cidade a 165 quilômetros de São Paulo, desafia a privacidade doméstica. Apenas uma face é de divisa com lote vizinho; as demais são circundadas por via de circulação comum do condomínio."( Evelise Grunow).
1.CONCEPÇÃO
O arquiteto Isay Weinfeld tomou partido da topografia irregular do terreno construindo dois pavilhões sobrepostos e implantados no sentido ortogonal entre si. Dos quais o longitudinal, de faces nordeste/sudoeste, está posicionado na cota mais elevada, e o transversal, de orientação noroeste/sudeste, no nível térreo.
2.SOLUÇÕES EM PLANTA
O acesso social dá-se por uma rampa sinuosa solta da edificação que proporciona a contemplação da paisagem até o pavilhão social, onde encontram-se a sala de estar e jantar sem a divisão de cômodos ou paredes, apenas pelo mobiliário, ambas integradas a paisagem totalmente envolta em vidro, de um lado tem vista para a parte de trás do terreno e se funde com o deck da piscina de forma orgânica através de amplas portas de correr; do outro lado, é protegido do sol e isolado da rua por um pára-sol longo, feito de grandes lajes de concreto, verticais colocados de forma irregular ao longo da fachada inteira.
A planta livre, característica do movimento modernista, permite uma maior valorização dos espaços e a separação estrutural, pilares cilíndricos "soltos" na sala. Revestimentos externos recobrem as bordas de laje, de forma a enfatizar os volumes prismáticos em detrimento da modulação funcional de pilares e vigas.
O piso superior, um volume que se estende perpendicularmente ao contorno do solo e que, em uma