análise pré-hospitalar
Quando o indivíduo já sabe que é alérgico ao camarão, costuma ter sempre uma injeção de adrenalina que deve ser aplicada, nas coxas ou no braço, o mais rápido possível em caso de necessidade.
É importante conhecer os procedimentos de primeiros socorros na alergia ao camarão, especialmente quando se trabalha em restaurantes ou se conhece alguém com este tipo de alergia.
HEMORRAGIA
A qualquer tempo se o paciente ficar com as extremidades dos dedos frias e arroxeadas, afrouxe um pouco o torniquete, o suficiente para reestabelecer a circulação, reapertando a seguir caso prossiga a hemorragia. Ao afroxar o torniquete, comprima o curativo sobre a ferida.
Enquanto estiver controlando a hemorragia, proceda da seguinte forma: Mantenha a vítima agasalhada com cobertores ou roupas, evitando seu contato com o chão frio.
ANIMAL PEÇONHENTO
Primeiros socorros
Muitos procedimentos, embora não recomendados, são ainda amplamente empregados como medidas visando retardar a absorção no veneno. Boa parte deles pode, na verdade, contribuir para a ocorrência de complicações no local da picada.
Medidas a serem tomadas em caso de acidentes:
* Manter o acidentado em repouso.
Se a picada tiver ocorrido em pé ou perna, procurar manter a parte atingida em posição horizontal, evitando que o acidentado ande ou corra.
* Levar o acidentado o mais rapidamente possível a um serviço de saúde
É difícil estabelecer um prazo para o atendimento adequado porém o tempo decorrido entre o acidente e o tratamento é um dos principais fatores para o prognóstico. O soro é o único tratamento eficaz no acidente ofídico e deve ser específico para cada tipo (gênero) de serpente .
Não amarrar o membro acometido
O torniquete ou garrote dificulta a circulação do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena e não impede que o veneno seja absorvido.
# Não cortar o local da picada
Alguns venenos podem inclusive provocar hemorragias e o corte aumentará a perda de sangue.
# Não chupar o